Obrigado!

Nossos Parceiros

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Anos 90 – O Mundo aos Pés do U2



O ser humano vive muitas fases em sua vida, a fase em que dependemos de outras pessoas para sobrevivermos, a fase da rebeldia, a fase do amadurecimento, as fases boas e as fases ruins, momentos bons e péssimos, alegrias e tristezas, vivemos em um ciclo constante de mudanças e descobrimentos, mas sempre seremos a mesma pessoa, se tivermos bons princípios, podemos passar por qualquer fase em nossa vida, que seremos sempre admirados. Com certeza toda a rodinha de discussão sobre a banda chegará ao comentário de que a melhor fase do grupo foi os anos 80, pois tinha um som mais pesado, uma mensagem diferente das outras. Mas pense comigo, o que seria o U2 sem os anos 90? Sem Achtung Baby?Sem One? Sem Zoo TV? Sem Pop Mart? Seria uma ótima e consagrada banda de rock sem dúvida nenhuma, mais como seria para nós fãs não termos prestigiados as apaixonantes e contagiantes letras e melodias de Achtung Baby, Zooropa e Pop?
 O Retorno da banda nos mostrou uma nova imagem de Bono e seus companheiros, o inicio marcante de Sunday Blood Sunday teve continuação na balada imortal de One, onde podemos chegar à conclusão de que Bono conseguiu encontrar aquilo que queria quando disse que precisavam dar um tempo para um recomeço. Achtung Baby foi lançado em 1991 e vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo, com grandes hits como One, The Fly e Mysterious Ways o álbum foi o ponta pé inicial para mais uma grandiosa turnê mundial, a Zoo TV, que ganhou da Revista Rolling Stone o prêmio de melhor turnê de todos os tempos.
A excursão teve início em 29 de fevereiro de 1992 no Lakeland Civic Center, Flórida, terminando em 10 de dezembro de 1993, Tóquio, no Japão.
"Zoo TV Tour" foi composta por cinco partes e 157 shows ao todo. As primeiras quatro partes eram alternadas entre a América do Norte e Europa, e antes da etapa final, visitou o Japão e Oceania. Cerca de 5,3 milhões de espectadores assistiram a "Zoo TV", sendo a turnê de maior bilheteria norte americana de 1992. Nos anos seguintes, Zoo TV, os críticos têm chamado de uma das excursões mais memoráveis na história do rock.
Zoo TV rendeu um DVD gravado em Sydney na Austrália que vai de Zoo Station a Can't Help Falling in Love".
No meio da turnê foi lançado o segundo álbum do U2 na década, Zooropa lançado em 1993 e ganhador de um Grammy Award de "Melhor álbum musical alternativo".
Stay e Numb são alguns dos hits desse álbum maravilhoso que ainda traz a canção inicial com o mesmo nome do álbum.
Com o fim da turnê e após longos quatro anos o cometa irlandês lança o álbum POP e com ele mais surpresas e olhares desconfiados. Para mim um dos melhores álbuns da banda, com canções que tocaram para sempre em qualquer Ipod de fãs como Gone e Please.
Com o álbum veio a fantástica e extravagante turnê Pop Mart, com um arco dourado de 30 metros, um limão gigante de 12 metros e o maior telão até então já visto e com ela a primeira visita dos irlandês ao Brasil com dois shows em Sampa e um no rio.
Anos 80 e anos 90, duas décadas completamente diferentes, com mensagens e letras distintas, duas fases, uma rock´n rool simples e objetiva, outra explosiva, dance, pop, infinitas misturas e nomeações, gigantescas turnês, grandes publicos, duas decadas de pura "música para nossos ouvidos", simplesmente uma banda de varias fases, varios estilos, com músicas para varios momentos, e com a mesma voz, a mesma alma, a mesma estrela, simplesmente a melhor banda de rock do universo. 
Simplesmente uma década perfeita para o U2 cheia de histórias, inovações, canções inesquecíveis e uma gigantesca legião de fãs espalhada pelos quatro cantos do planeta, assim foi os anos 90 dos nossos adoráveis e incomparáveis músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário